Chihuahua, um Pequeno Pedaço do Mexicano
Os chihuahuas são pequenos no tamanho (é a menor raça do mundo!), mas são grandes no quesito animação. São capazes de surpreender com a sua energia e vontade de brincar, o que os torna cachorros ideais para a família. Inteligentes e muito devotos ao seu tutor, esses cachorros são capazes conquistar qualquer um com a sua personalidade única, segura e atrevida – sem falar em sua admirável inteligência.
Origem do Chihuahua: México
Peso do Chihuahua: 1-3 kg
Altura do Chihuahua: 15-23 cm
Expectativa de vida do Chihuahua: 12-20 anos
O chihuahua leva esse nome porque nasceu no estado mexicano de Chihuahua. Embora sua história seja bastante intrigante, evidências arqueológicas e registros milenares afirmam que os cachorros dessa raça são descendentes do techichi, um cachorro nativo que vivia lá há muito tempo, por volta de 300 a.C.
O techichi era um cão muito pequeno, usado na religião tolteca em cerimônias de sacrifício. Quando uma pessoa falecia, o cachorro era sacrificado e cremado junto, pois acreditava-se que o animal guiaria as almas em paz ao submundo. Em vida, eram adorados por suas famílias. Aliás, apesar de bem cuidados, os cachorros possivelmente também serviam de alimento aos astecas. Existe também a teoria de que o chihuahua nasceu na China e chegou ao ocidente graças à ação de comerciantes.
Apesar de carregar uma história um tanto sinistra, o passado mais recente do chihuahua traz popularidade e arrebata fãs em diversos países. Desde que foi registrada no American Kennel Club (AKC), a raça ganhou mais notoriedade, conquistando inclusive celebridades e artistas famosos, e brilhando na mídia.
Cores da raça Chihuahua
Há uma ampla gama de cores, marcações e combinações que colorem a pelagem do chihuahua, como branco, preto, chocolate, vermelho e creme, entre outras. Todas as cores são reconhecidas pela American Kennel Club, seja em cor única, com demarcações ou manchas. Qualquer que seja a tonalidade, todos os cachorros dessa raça trazem todo o seu charme e elegância em seu pelo.
Considerado o menor cachorro do mundo, o chihuahua é alerta, gentil e resistente. Seu charme e fofura conquistam a família toda. São cachorros muito devotos e leais ao seu tutor. Os chihuahuas possuem inteligência acima da média, aprendem rápido e trazem em sua personalidade características da família terrier, como autoconfiança e segurança. Cheios de vida e muito animados, cachorros dessa raça também são conhecidos por serem temperamentais e atrevidos. O adestramento pode ajudar a torná-los mais obedientes e parceiros e controlar uma eventual agressividade.
Este pequeno cachorro não tem noção de seu tamanho. Caso desenvolva um comportamento combativo e bruto, o chihuahua não vai hesitar em desafiar cães de qualquer porte.
Embora sejam muito dóceis, chihuahuas costumam ser reservados com estranhos e podem ser ciumentos com seu tutor. Já com outros cachorros e animais, a convivência pode ser bem pacífica. No entanto, é recomendado que o treinamento de socialização seja feito ainda enquanto filhotes, para que não se tornem agressivos ou tímidos.
A raça chihuahua é geralmente muito gentil e brincalhona com a garotada, mas é preferível que sejam crianças maiores. Os pequenos podem correr atrás deles ou cercá-los e o cachorro pode entender a atitude como provocação – e tentar se defender.
Não. No geral, os chihuahuas latem somente quando necessário. Entretanto, como têm personalidade única, alguns podem se sentir muito seguros de si e latir para outros cães, enquanto outros, mais tímidos, quase nunca ousam latir.
Pode ser, especialmente quando filhote – como qualquer outro cão. Cachorros dessa raça são bem animados e precisam ser educados desde pequenos para não destruírem os móveis e objetos da casa. É claro que um chihuahua não tem a mesma capacidade para acabar com um sofá como um boxer, mas não se deixe enganar: esses cachorrinhos podem deixar suas marcas pela casa, mordendo móveis, rasgando tecidos e quebrando coisas.
Sim. Os chihuahuas são atrevidos e animados. Adoram correr e brincar até cair de cansaço: o tamanho da energia pode surpreender, mesmo sendo um cachorro tão pequeno.
Geralmente, os chihuahuas são cachorros bastante saudáveis e dificilmente apresentam doenças graves. Não é à toa que possuem vida longa – são capazes de viver até 20 anos. Mas, como todas as raças, também está suscetível a enfrentar alguns desafios em sua saúde.
– Joelho: não é uma preocupação corriqueira, mas o chihuahua pode ter luxação da patela, quando o osso do joelho se desloca da articulação. É uma doença comum em cachorros de raças pequenas.
– Infecções: os ouvidos, dentes e olhos do chihuahua têm propensão a ter infecções. Reduza os riscos mantendo-os limpos.
Conhecidos por serem animados, os chihuahuas adoram brincar, correr e têm um nível de energia que pode surpreender, levando em consideração o seu tamanho. Como todo cachorro, eles precisam passear regularmente. Cerca de 30 minutos diários são o suficiente, ou cerca de 9km por semana. Mas é preciso estar atento ao nível de cansaço deles, principalmente em dias quentes, pois costumam se exercitar até cair se não houver a supervisão do tutor.
Cuidado especial deve se ter com a pelagem da raça, que por ser abundante e densa, acaba facilitando a proliferação de piolhos. Faça a escovação dos pelos ao menos três vezes por semana e dê banhos freqüentes, uma vez por mês ou mais.
Outros cuidados incluem aparação das unhas uma ou duas vezes por mês e escovação dos dentes duas ou três vezes por semana. Não se esqueça também de verificar as orelhas e a boca do seu cão.
Problemas de saúde aos quais o Chow Chow está suscetível a sofrer: displasia dos quadris, entrópio (reviramento da borda interna de uma pálpebra no globo ocular), glaucoma, catarata juvenil, linfoma, diabetes mellitus, pênfigo canino, câncer de estômago e melanoma.