Chow Chow, um leão ou um ursinho fofo?
Originário da China, o Chow Chow é muito versátil porque tem uma constituição robusta, que permite habilidades de caça, proteção e de cuidar de rebanhos. Têm peso variável entre 20 e 25 kg e pode medir até 56 cm de altura. É um cão bastante independente e reservado.
É também muito leal e está sempre atento ao seu dono e pessoas mais próximas. Os cuidados incluem escovação frequente dos pêlos, higiene bucal e aparação das unhas. Para satisfazer suas necessidades de atividade física, uma caminhada diária de aproximadamente 15 minutos deve resolver.
Com uma aparência que lembra a de um leão misturado com a de um ursinho de pelúcia, e o jeito discreto que lembra a de um gato, o Chow Chow é um cão independente, sério e reservado. E, sem dúvida alguma, a sua característica mais marcante é a língua azulada.
O Chow Chow é uma raça bastante antiga, com mais de 2000 anos de existência, e acredita-se que ela tenha surgido na Mongólia e no norte da China, e aos poucos foi sendo levado mais ao sul por tribos nômades mongóis.
Devido a uma política de “portas fechadas” da China, o Chow Chow só ficou conhecido pelo Ocidente bem mais tarde na história. Foi no ano de 1781 que se teve o primeiro registro da raça em um livro inglês chamado Natural History and Antiquities of Selbourne (em tradução livre: História Natural das Antiguidades de Selbourne), de Gilbert White. E por volta do final do século XIX é que os primeiros exemplares foram importados para a Inglaterra.
A raça se tornou mais popular quando obteve interesse da Rainha Vitória. Em 1895 então foi formado o primeiro clube da raça. E em 1903 foi reconhecida pelo American Kennel Club (AKC).
No Brasil, infelizmente como não há registros concretos, não é possível dizer com certeza quando o Chow Chow chegou pela primeira vez por aqui. Os primeiros registros da raça feita pela Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) foram feitos durante a década de 80, mas devido a alguns registros fotográficos acredita-se que a raça já esteja presente em solo brasileiro desde os anos 50.
Com uma aparência leonina, devido a sua juba de pelos, e de expressão bastante marcante o Chow Chow é um cão robusto. De porte médio, os machos podem medir entre 48 a 56 cm de altura e as fêmeas de 46 a 51 cm. Seu peso ideal varia entre 20 e 25 kg.
Bem estruturado corporalmente, o Chow Chow é compacto e forte. Sua cabeça é larga, com um focinho de comprimento moderado, podendo ter a trufa de cor preta (preferível) ou de cores mais claras. As orelhas são arredondadas e pequenas, sempre eretas.
Os olhos podem ser escuros ou claros dependendo da pelagem. O pescoço é forte e bem inserido nos ombros, um pouco arqueado. O dorso é curto e plano. O peito é largo e profundo, com as costelas bem arqueadas. A cauda é inserida alta e portada sobre o dorso. As pernas são bem fortes e desenvolvidas e as patas são pequenas e redondas feitas a de um gato.
O Chow Chow ainda pode apresentar dois tipos de pelagem: áspera ou lisa. A primeira é abundante, densa, reta, eriçada e de comprimento não muito longo. Já na lisa o pelo é curto, reto, denso e tem uma textura felpuda que lembra uma pelúcia. Tanto uma variedade quanto a outra apresentam uma camada de subpelo lanoso. E as cores padrões da pelagem são cinco: vermelho, cinza, creme, canela e preto.
O Chow Chow, além de sua lealdade, possui um temperamento mais reservado, quieto e independente. Então é normal que ele não dê muita bola para estranhos, desde que estes lhe sejam devidamente apresentados, claro.
Caso contrário, é provável que ele fique desconfiado diante de qualquer um que aja de maneira suspeita, o que faz dele um bom guardião. Normalmente o Chow Chow se apega a um só dono.
Para que ele não apresente mau comportamento quando adulto, é necessário fazer a sua socialização com novas pessoas, situações e outros cães desde filhote.
Atividade física: como o Chow Chow possui um nível de energia baixo, ele não exige uma grande quantidade de atividade física no dia a dia. Umas duas caminhadas de 15 minutos por dia ou uma caminhada mais longa já o satisfaz.
Alimentação: a quantia diária recomendada de alimento que se deve dar a um Chow Chow é de 2 a 2 ¾ de xícaras, divididas em duas refeições.
Cuidado especial deve se ter com a pelagem da raça, que por ser abundante e densa, acaba facilitando a proliferação de piolhos. Faça a escovação dos pelos ao menos três vezes por semana e dê banhos freqüentes, uma vez por mês ou mais.
Outros cuidados incluem aparação das unhas uma ou duas vezes por mês e escovação dos dentes duas ou três vezes por semana. Não se esqueça também de verificar as orelhas e a boca do seu cão.
Problemas de saúde aos quais o Chow Chow está suscetível a sofrer: displasia dos quadris, entrópio (reviramento da borda interna de uma pálpebra no globo ocular), glaucoma, catarata juvenil, linfoma, diabetes mellitus, pênfigo canino, câncer de estômago e melanoma.
O Chow Chow consegue se adaptar bem em todo tipo de lugar, mas o ideal é que ele viva dentro de casa, onde costuma ser mais fresco, pois ele é muito sensível ao calor. É possível, inclusive, que se possa ter um cão desta raça em um apartamento, já que o seu nível de energia é baixo.