Podendo ser encontrado em quatro portes, o Poodle possui um crânio oval, o focinho é pequeno e redondo, suas orelhas são longas e caídas e a sua pelagem é a principal característica física. A coloração dos pelos variam em: branco, preto, marrom, cinza, abricó e fulvo avermelhado.
Do Toy ao Grande, o Poodle pode pesar entre 2 kg até 23 kg. A longevidade do animal também vale destaque. Apesar de viverem, em média, 18 anos, há relatos de um Poodle que morava no Alabama, Estados Unidos, que viveu 27 anos.
O Barbet, uma raça originária da África do Norte, mas que se popularizou na Europa, é apontado como um dos cães que deram origem ao Poodle. Também conhecido como Cão D’água Francês, ele foi o precursor à fama de bom nadador e exímio caçador de patos que o cãozinho possui. No entanto, alguns estudiosos acreditam que os antepassados do Poodle se concentram na antiga Rússia e na Alemanha.
A origem do Poodle é bem contestada. A Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) e diversos pesquisadores apontam a França como o país de origem da raça, onde ele ficou conhecido como “Caniche”, ou “Cão caçador de águas aquáticas”. Entretanto, a Alemanha também aparece como o país natal do cãozinho — por lá, ele era o “Pudel”, que significa “Cão da água”.
Com um passado longo e repleto de mitos, até a tosa dos encaracolados pelos geram boas histórias. Na Alemanha, há relatos de que o corte estilo leão servia para assustar lobos que tentavam invadir o rebanho. Já na França, ela era feita para facilitar a natação do Poodle na caça de aves aquáticas, portanto, ficavam pelos apenas nas regiões que necessitavam de proteção.
A raça possui quatro portes diferentes. O Poodle Grande que mede de 45 a 60 centímetros; o Poodle Médio de 35 a 45 centímetros; o Poodle Anão de 28 a 35 centímetros; e o Poodle Toy que mede de 24 a 28 centímetros. A França é apontada como o país de origem no desenvolvimento dessa variação na raça e também de dar projeção mundial ao cãozinho.
Independentemente do país de origem, o Poodle é um cão antigo. Registros revelam pinturas e esculturas do cachorro há mais de 400 anos. No entanto, o primeiro Poodle registrado apareceu apenas em 1874, pelo Kennel Club Of England. Em 1887, foi a vez do American Kennel Club. Já o reconhecimento pela Federação Cinológica Internacional (FCI) aconteceu somente em 1936.